Também Quero Ler!

Olá amigos e amigas da leitura, da contação de história, da criatividade! Este projeto foi criado para promover a leitura e incentivar a criativade e o mágico em quem participa!

2012 Também Quero Ler Rio Verde




MAKING OFF TBQLRIO VERDE 2012
Agradecimentos especiais à Empresa de Engenharia de Brasília DL BRAGA











Realização 19/5/12


Parceria Mala do Livro

Página em construção

Agradecimentos especiais à Sra. Maria José e Equipe
Projeto Mala do Livro
Biblioteca Domiciliar Neusa Dourado





Reunião para entrega das Bibliotecas Domiciliares
Agradecimentos especiais a...

Diones da Coordenadora Geral de Projetos
Lorena da coordenação da dança, xadrea, e iniciação esportiva
Kênia  da coordenação da Biblioteca Itinerante
Deusdetina da coordenação do cinema e da informática

Aos zeladores que receberam os 1030 livros doados para as 4 blibliotecas domiciliares, todos devidamente catalogados, nossos votos de sucesso e Boa Leitura!

Também participaram deste momento

Sônia Ferreira, poetiza, jornalista, represntando a Mala do Livro
Simone Correia, representante regional centro oeste da Editora RHJ

Abraços,
Mauricéia, Ilson e Giulieny









A Editora RHJ regional centro oeste participa de Projeto Literário na cidade Rio Verde/GO

Também Quero Ler!

2012
Entrega de 4 Biblitecas Domiciliares para Rio Verde
Valeu Simone!
Toda sua disposição e alegria engrandeceram o evento!



Presença da Ilustre Sônia Ferreira
Poetiza e jornalista
É escritora, presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste/CECULCO
e membro da Associação Nacional de Escritores/ANE/DF



Fotos Rio Verde 3

































Grupo Tumbalacatá em Rio Verde


Grupo Tumbalacatá em Rio Verde



















Componentes: Professora Rosimar, Gilson e Márcio Mildedoches




Alegria com alegria se paga!
Mal humor com Diversão se cura!
Parcerias que são para toda a vida!
Giulieny Matos

Agradecimentos literários e artísticos a todos vocês...
Equipe Também Quero Ler!


NILVA MITRAL no Também Quero Ler!


A contadora de histórias Nilva Mitral nos encantou com suas histórias maravilhosas!
Além de mil e umas outras coisas que ela faz...
...preparou a história da "Menina Derretida" para ser contada para as crianças utilizando criatividade e leveza.

conheça seu site















DEDOCHES é com MILDEDOCHES









Branca de Neve do Origami


















PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE EM EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS logo abaixo!

Arara dos livros








Quem viu a Bruxa?














Tina na Penteadeira











Fotos Rio Verde 2








































Fotos Rio Verde 1




















Sônia Ferreira fala sobre o Projeto Também Quero Ler em RioVerde/GO

Acesse o artigo completo da jornalista e poetisa Sônia Ferreirano jornal de Goiânia "Diário da Manhã" de 27/5/12, opinião pública, página 17 em

http://www.dmdigital.com.br/novo/?ref=dmsite#!/view?e=20120527&p=17
`
Querida Sônia!
Sua presença foi, sem dúvida, enriquecedora no evento Também Quero Ler!/2012 destino Rio Verde!
Toda a equipe agradece seu carinho, sua disponibilidade  e seu espírito de aventura!


    “EU TAMBÉM QUERO LER”, EM  RIO VERDE/GO

                        Verdes e seculares são os seus quintais; verde e promissor é seu agronegócio; verdes e cheios de labuta são os seus horizontes. Horizontes largos na educação e cultura, alicerce e semente de tudo.
                        Arroz, milho, sorgo, algodão, feijão e girassol, grãos integrados à cana de açúcar, ao rebanho bovino, avícola e suíno, são as principais expressões do agronegócio, destaque na economia do Município de  Rio Verde, no coração do Centro-Oeste Brasileiro.
                        Em 1991, estive em Rio Verde, em nome da Secretaria da Educação em Goiás, realizando um trabalho de envolvimento das Escolas e da Comunidade nas atividades comemorativas do Centenário de Dr. Pedro Ludovico Teixeira, o revolucionário de trinta, o fundador de Goiânia, Capital do Estado. Foi tocante, inesquecível ouvir de contemporâneos de Dr. Pedro depoimentos relativos ao significado de Rio Verde, na caminhada histórica deste vulto ilustre no desenvolvimento do Estado de Goiás. Em Rio Verde/GO, como em todos os Municípios goianos, pertencentes à caminhada desse vulto histórico, as Escolas, a Comunidade, apoiadas pela Secretarias de Educação, Estadual e Municipal, estudaram, discutiram e produziram  trabalhos de arte e ciência, relacionados ao tema.
                        Transformado em Museu Histórico da Cidade, o antigo Palácio Intendência e o Casarão Frederico Jayme marcam a presença colonial no centro do Brasil; também algumas casas antigas, pertencentes a famílias tradicionais.
                       Recentemente, nos dias 18 e 19 de maio de 2012, atendendo ao convite de Mauricéia Lopes, professora no DF e vice-coordenadora do Projeto “Também Quero Ler!”, participei como escritora, da mesa de bate-papo literário “Como nasce um livro”. Compareceram ao Colégio Almeida Rodrigues, os seguintes escritores: Ana Luiza de L. Guimarães (poesia e crônica), Sonia Ferreira  (poesias, crônicas e ensaio), Giulieny Matos (conto – A Menina Derretida) Gaci Simas (literatura infantil, poesia), Nilda Barros (literatura infantil). Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior dessa Escola Particular, das Escolas Municipais Maria Brígida e Princípio do Saber e do Colégio Estadual Martins Borges enriqueceram e deram vida ao Encontro.
                        Era emocionante e gratificante sentir o projeto “Também Quero Ler”/DF presente no interior de Goiás, criando e dinamizando a leitura, semeando livros em Rio Verde, por meio de quatro bibliotecas domiciliares, criadas na trajetória pedagógica e operacional desse movimento. Como bibliotecários domiciliares voluntários, Adriana Vaz, da Vila Redenção, Lívia Feliz, do Céu Azul, Marceli Ferreira, da Vila Mariana, e o Senhor Hamilton, do Bairro Martins, receberam um total de 1030 livros, distribuídos em quatro significativas malas de leitura, sendo 380 doados pela Mala do Livro, projeto da Secretaria de Cultura/DF. Pessoalmente, ofereci minha última publicação “Encantamento” a essas bibliotecas. Tive a alegria de fazer doação de coleção de minha obra também à Biblioteca Municipal e à Biblioteca do Colégio Almeida Rodrigues.
                       O objetivo operacional desse trabalho integrado é  implantar bibliotecas domiciliares, facilitar o acesso ao livro, por meio de instalação de minibibliotecas em residências. O objetivo pedagógico é incentivar e formar o hábito e o prazer da leitura.
                       No cronograma do evento “Também Quero Ler”, realizaram-se as seguintes atividades: contação de histórias, oficinas de dedoches, de sucata, de origami1, de fantoche, de pintura de rosto, de representação, palco de coragem, penteadeira, minilivro, minicurso RRR para adultos (reduzir, reutilizar, reciclar); foram expostas quatro Bibliotecas Domiciliares e livros infantis da Editora RHJ/BH Regional Centro-Oeste/Goiânia, representada pela Administradora Simone  e pelo apoio Pablo.
                      A palestrante convidada foi a psicopedagoga e contadora de histórias, Nilva Mitral, que abordou o tema: “Por que meu filho não aprende?” Destacam-se também o grupo de teatro Tumbalacatá, o Palhaço Mímico e o grupo MILDEDOCHES.
                          Em Rio Verde/GO, foi profundamente significativa a recepção da Escola anfitriã, Colégio Almeida Rodrigues, representado  pela professora Milena Rodrigues, Coordenadora  Geral do Encontro; pela professora Silvana Sherma, diretora da Universidade UNOPAR; pelas professoras Liane Rodrigues e Ana Darlyane Porto, respectivamente diretora  e coordenadora pedagógica do Colégio. Foram expressivas a presença e as palavras do Presidente da Fundação de Cultura,  João Orlando Cruvinel de Lima, as atitudes da professora Diones Rosário Pereira, Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.
                   De Brasília/DF, mês de maio, fez ciranda voluntária e vibrante com o Ilson Lopes, Diretor Executivo do Projeto, com Giulieny Matos, coordenadora Geral, com Mauricéia Lopes, vice-coordenadora (à distância), com Geórgia Nascimento, coordenadora do encontro com bibliotecárias, Sonia Ferreira, presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste/CECULCO, Gacy Simas, representante do Sindescritores/DF, uma revoada de pássaros especiais.
                    Associados a rostos encantados na cozinha, são responsáveis pelo mágico vôo os seguintes pares de asas solidários, responsáveis e felizes: Mara, Janaína, Iva, Cleiciane, Tina, Marco, Rosimar, Gilson, Felipe, Maísa, Márcio, Natal, Joel, Lucas, Nilva, Renata, Stanley, Ademir, Gilmar e os pequenos Tarso, Catarina, Khiara, Walison. Essa Equipe alegre, colorida e dinâmica deu o tom pedagógico, terno, apaixonado pelo leitor e pelo livro, aos caminhos, à caminhada e às marcas nos cantos e recantos de Rio Verde, em Goiás.
                                               Sonia Ferreira
é escritora, presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste/CECULCO e membro da Associação Nacional de Escritores/ANE/DF